Vegetais embalados não precisam mais informar o prazo de validade no rótulo.
27/07/2022
Produtores e Distribuidores de vegetais embalados não precisam mais informar o prazo de validade no rótulo.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Gabinete do Ministro – PORTARIA MAPA Nº 458, DE 21 DE JULHO DE 2022.
O Sr. José Guilherme Leal, secretário de Defesa Agropecuária esclareceu que a medida é importante no combate ao desperdício de alimentos. "Anualmente toneladas de frutas são perdidas no Brasil em razão da expiração do prazo de validade, sem que, no entanto, estejam impróprias para o consumo"
Acreditamos que temos que educar os consumidores e a cadeia produtiva e de abastecimento, para não confundir vegetais frescos embalados com vegetais frescos embalados processados higienizados ( picados, ralados, inteiros etc, sanitizados, embalados e comercializados sob refrigeração, prontos para o consumo), Os vegetais frescos processados e embalados, segundo o nosso entendimento, continuarão com obrigatoriedade da declaração do prazo de validade, ação que concordamos pois apesar de frescos, os citados vegetais processados, sofreram processos físicos e/ ou químicos, além disso, obrigatoriamente necessitam serem mantidos sob refrigeração, fatores estes que demandam o estabelecimento do prazo de validade - "shelf life".