FLV IV GAMA: A Grande Oportunidade de Negócios.
05/04/2016
Os FLV IV Gama, são Vegetais Higienizados Minimamente Processados, Prontos para o Consumo. Refere-se ao setor de agronegócio, representados por frutas, legumes, verduras e demais vegetais, individualmente ou em combinação, que foram fisicamente alterados (cortados, fatiados, entre outros), a partir da sua forma original “in natura”, mas que permanecem em seu estado fresco, natural e, portanto, saudáveis, sendo disponibilizados para o consumidor, prontos para o consumo. É só abrir a embalagem e consumir.
Esses práticos e saudáveis vegetais têm uma vida útil ("shelf life") significativamente maior que os vegetais “in natura” convencionais. O objetivo final é oferecer ao consumidor varejo e profissional, produtos higiênicos, 100% aproveitáveis, seguros, nutritivos e convenientes.
Os Estados Unidos são o país de maior consumo de produtos de IV Gama per/capita. Estimativas atuais, indicam consumo em torno de 4 milhões de toneladas ao ano. A evolução do mercado de consumo mundial está na ordem de 14% ao ano. O mercado Europeu é o que apresenta maior taxa de crescimento anual, representado principalmente e expressivamente por estes três países: Inglaterra, França e Alemanha. Existe grande potencial para os mercados emergentes do sudoeste asiático e do leste europeu desde que ofertados produtos, seguros, diferenciados e com um maior valor agregado para concorrer com o tradicional.
No Brasil, o mercado de FLV IV gama tem apresentado crescimento de dois dígitos ao ano (aproximadamente 20% ano). Além do mercado varejo, o vegetais FLV IV Gama tem o mercado profissional, representado, dentre outros, pelo: “catering” aéreo e marítimo, alimentação escolar, hospitais, restaurantes comerciais, restaurantes coletivos, hotéis, cantinas, “food trucks”, supermercados e varejões. Este sucesso é um resultado direto da evolução dos novos hábitos de consumo, que exigem produtos cada vez mais rápidos e fáceis de preparar, saudáveis, mas sem sacrificar as propriedades de sabor, frescor e qualidade.
O mercado de produtos de FLV IV Gama viabiliza a integração entre a agricultura e a industrialização. No Brasil sabe-se que 80% das hortaliças produzidas são provenientes da agricultura familiar. A expansão do mercado de FLV IV Gama, dentre outros benefícios, possibilita a profissionalização da agroindústria com destaque para a agricultura familiar, produtores rurais e cooperativas, resultando em consequente agregação de valor a linha de vegetais comercializados.
Apesar desse cenário econômico promissor, a Indústria de FLV IV Gama brasileira, ainda apresenta um mercado profissional pouco profissionalizado, sem marcos regulatórios específicos, alto custo para o consumidor, reduzido prazo de validade sendo predominantemente comercializados nas grandes cidades.
A resolução dos desafios da indústria de FLV IV Gama, será facilmente equacionado, desde que interpretados corretamente pela segmento, possibilitará a profissionalização da agroindústria, com destaque para a agricultura familiar, produtores rurais, cooperativas, resultando em consequente agregação de valor a linha de vegetais comercializados, melhor gestão dos recursos, e redução das quebras (perdas e desperdícios).
Acreditamos sanados, os gargalos deste setor, em aproximadamente 5 anos, mais de 50% da produção e consequente consumo de frutas, verduras e legumes “in natura” no Brasil, serão representados pelos FLV V Gama.
No dia 16 de setembro de 2015, publicamos a carta de recomendações contemplando a identificação dos chamados “gargalos” e soluções eficazes para a cadeia produtiva, FLV IV Gama, provenientes e geradas durante o II Workshop Brasileiro FLV IV Gama| A Solução para Uma Alimentação Saudável.
Para ter acesso a carta de recomendações acesse:
Até a próxima!
Roseane Bob
Nutricionista, especialista em Segurança dos Alimentos e Indústria de Vegetais Processados.
Fundadora e Diretora Técnica e Sustentabilidade da VegQuality
Diretora Técnica da VegQuality, identifica abre espaço para discussões, propõe e traz soluções para os desafios e gargalos da Indústria de Vegetais Processados
A ação mais recente juntamente com o time VegQuality, foi idealizar e promover com Sucesso e Assertividade o II Workshop Brasileiro FLV IV em agosto 2015 , e na sequência publicar a carta de Recomendações para a normatização no Brasil, da Indústria de Vegetais Frescos Higienizados, os FLV IV Gama.