Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

18/11/2024

#JustiçaSocial #SegurançaAlimentar #FomeZero #SustentabilidadeGlobal #CooperaçãoInternacional#G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro no dia 18 de novembro de 2024. Essa iniciativa, promovida pela presidência brasileira no G20, conta com a adesão de 82 países, incluindo Austrália, Estados Unidos, China e Japão, e busca estabelecer uma estratégia global colaborativa para erradicar a fome e reduzir a pobreza. A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2 das Nações Unidas, que tratam, respectivamente, da erradicação da pobreza e da fome.

Só no Brasil, 8,4 milhões (3,9%) de pessoas convivem diariamente com a insegurança alimentar severa, segundo a Food and Agriculture Organization - FAO; ou seja, não existe qualidade e nem uma quantidade suficiente na alimentação desta pessoa. Hoje o Brasil integra o Mapa da Fome, lista em que estão nações que têm 2,5% ou mais de sua população em situação de subalimentação. O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias afirmou que o Brasil sairá do mapa da fome até 2026 e que o mundo terá com a Aliança Global uma coordenação efetiva na diminuição da fome. “Não se trata de levar apenas comida, nós estamos falando de um plano de desenvolvimento nos lugares que historicamente foram afetados pela fome e pobreza”.

Detalhes da Iniciativa:

Objetivo Global:
Promover a articulação de esforços entre governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado.
Compartilhar e adaptar políticas públicas eficazes para atender às necessidades locais de diferentes países.

Estrutura de Gestão:
A aliança será gerida por um secretariado, sediado tanto em Roma (na FAO - Food and Agriculture Organization) quanto em Brasília.
Envolverá organizações como a FAO (Food and Agriculture Organization), o FIDA (International Fund for Agricultural Development) e o Programa Mundial de Alimentos, além de bancos de desenvolvimento.

Motivação:
O presidente Lula destacou que o mundo produz alimentos suficientes para erradicar a fome, mas faltam condições de acesso.
A pandemia de Covid-19, mudanças climáticas, conflitos armados e desigualdades sistêmicas são fatores que agravam a situação, mas decisões políticas são essenciais para mudar esse cenário afirma o presidente.

Convite Global:
A aliança está aberta a todos os países, não apenas aos membros do G20, promovendo um esforço inclusivo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Exemplo Brasileiro:
Lula destacou o impacto de políticas sociais no Brasil, como o Bolsa Família, que tirou milhões de pessoas da insegurança alimentar em 2023. A experiência brasileira servirá como referência para a implementação da aliança.

Essa iniciativa transcende partidos ou ideologias políticas, representando um compromisso com a justiça e a cooperação mundial  para enfrentar a fome e a extrema pobreza. Ao apoiar plenamente esse plano, a Veg Quality reforça sua missão de contribuir para a segurança alimentar, promovendo soluções sustentáveis que impactam positivamente a vida das pessoas. Acreditamos que, por meio da união de esforços globais, é possível construir um futuro mais justo, inclusivo e sem fome.

#JustiçaSocial #SegurançaAlimentar #FomeZero #SustentabilidadeGlobal #CooperaçãoInternacional#G20 Voltar